Um dos maiores desejos da humanidade sempre foi prever o futuro. É comum vermos em filmes e séries a incessante e desafiadora busca pelo que está por vir, mas será que isto é algo exclusivo da ficção?
Observar cenários passados para aumentar a probabilidade de acerto em uma decisão no futuro, já é feito há muito tempo. Em 550 A.C, o filósofo chinês Confúcio já dizia ‘’se queres prever o futuro, estude o passado’’.
Sua frase se faz presente até os dias de hoje.
Sabendo que a tendência das ações é que elas se repitam, devemos utilizar as ferramentas necessárias para analisar dados históricos para projetar panoramas futuros.
É exatamente nisto que a análise preditiva se baseia.
Hoje, as empresas alcançam o sucesso recorrendo a este método devido ao baixo custo e a disponibilidade facilitada de armazenamento e processamento de grandes volumes de dados.
O que é Análise Preditiva?
A análise preditiva é a junção do alto volume de informação que produzimos diariamente com os avanços tecnológicos.
Utilizando um conjunto de modelos estatísticos, Machine Learning e Inteligência Artificial, as análises preditivas se baseiam em métodos probabilísticos e computacionais que podem ser validados utilizando bancos de dados de teste.
Praticamente todos os ramos podem se beneficiar da análise preditiva, veja a seguir alguns exemplos.
Exemplos práticos de Análise Preditiva
![Análise preditiva de riscos e fraudes](https://statplace.com.br/wp-content/uploads/2019/08/1-12.png)
Riscos e Fraudes
Através da análise é possível avaliar a probabilidade de inadimplência de um comprador, encontrar transações fraudulentas online e offline, além de detectar reivindicação de seguros falos.
Bancos, por exemplo, utilizam o modelo para avaliar os riscos de cada operação de financiamento ou crédito de acordo com o histórico da conta do cliente.
As empresas recorrem a este método para entender melhor o cliente.
![Análise preditiva em marketing](https://statplace.com.br/wp-content/uploads/2019/08/2-6-300x281.png)
Marketing
A análise preditiva contribui para identificar combinações eficazes de materiais de marketing, versões de produtos, canais de comunicação, para cada conteúdo e a linguagem utilizada, além do tempo que devem ser usados para atingir um determinado consumidor.
Um exemplo, é a sugestão na sacola de compra das lojas online feita através da observação de produtos acessados anteriormente. Oferecendo as melhores opções para atrair, cada vez mais clientes.
![Análise preditiva nos cuidados com a saúde](https://statplace.com.br/wp-content/uploads/2019/08/3-3.png)
Cuidados de Saúde
As aplicações de análise preditiva na área da saúde, determinam os pacientes que estão em risco de desenvolver certas condições, tais como diabetes, asma e outras doenças com o passar dos anos.
Além disso, avaliar a eficácia de um tratamento terapêutico.
A importância da estatística para melhores resultados
Seremos cada vez mais dependentes da estatística. Ela será responsável por nortear o caminho de muitas empresas.
As inovações tecnológicas continuam nos impressionando devido à variedade de ferramentas e suas possibilidades, que nos auxiliam na resolução de problemas.
Ao recorrermos aos algoritmos, visamos aumentar a probabilidade de acerto em uma análise. Eles são mais precisos, e possuem uma capacidade muito maior do que a dos humanos.
A análise preditiva é um dos inúmeros exemplos de como as empresas podem poupar tempo e investimentos, alcançando resultados melhores.
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