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{"id":7086,"date":"2020-11-06T13:00:55","date_gmt":"2020-11-06T16:00:55","guid":{"rendered":"https:\/\/site.statplace.com.br\/?p=7086"},"modified":"2024-10-04T19:04:02","modified_gmt":"2024-10-04T19:04:02","slug":"como-melhorar-sua-performance-na-qualidade-e-coleta-de-dados","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/site.statplace.com.br\/blog\/como-melhorar-sua-performance-na-qualidade-e-coleta-de-dados\/","title":{"rendered":"Como melhorar sua performance na coleta e qualidade dos dados?"},"content":{"rendered":"\n

Artigo escrito em parceria com BringData<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s o levantamento de hip\u00f3teses e defini\u00e7\u00e3o de quais informa\u00e7\u00f5es ser\u00e3o necess\u00e1rias, precisamos buscar alta performance na coleta de dados a fim de atingir a amostra desejada.<\/p>\n\n\n\n

Falhar na coleta de dados \u00e9 algo cr\u00edtico e que afetar\u00e1 todo o resultado do seu experimento, seja em cen\u00e1rios acad\u00eamicos ou empresariais. Por isso, \u00e9 extremamente importante estabelecer os melhores momentos para coleta de dados e regras de qualidade de dados.<\/p>\n\n\n\n

A fim de melhorar a performance da qualidade e coleta de dados podemos seguir algumas estrat\u00e9gias.<\/p>\n\n\n\n

1. Entender quais s\u00e3o as caracter\u00edsticas que anulam um dado<\/h2>\n\n\n\n

Um dos seus pap\u00e9is ao coletar os dados \u00e9 utilizar o m\u00e1ximo de recursos para evitar que dados inv\u00e1lidos entrem na sua base de dados.<\/p>\n\n\n\n

Quando voc\u00ea conhece muito bem o tipo de dado, suas poss\u00edveis respostas e como ele \u00e9 formatado, voc\u00ea passa a ser capaz de definir regras de valida\u00e7\u00e3o para essas informa\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

Uma forma interessante de evitar erros em coletas digitais \u00e9 utilizar express\u00f5es regulares (Regex). Esse m\u00e9todo \u00e9 capaz de identificar dados que fogem de um padr\u00e3o estabelecido.<\/p>\n\n\n\n

Por exemplo, para valida\u00e7\u00e3o de formato de CPF podemos utilizar:<\/p>\n\n\n\n

\/^\\d{3}\\.\\d{3}\\.\\d{3}\\-\\d{2}$\/<\/p>\n\n\n\n

Para e-mail<\/p>\n\n\n\n

^[\\w-\\.]+@([\\w-]+\\.)+[\\w-]{2,4}$<\/p>\n\n\n\n

Para CNPJ<\/p>\n\n\n\n

\/^\\d{2}\\.\\d{3}\\.\\d{3}\\\/\\d{4}\\-\\d{2}$\/<\/p>\n\n\n\n

Atrav\u00e9s dessas regras, quaisquer dados imputados que n\u00e3o as atenderem, ser\u00e3o identificados e poder\u00e3o ser barrados.<\/p>\n\n\n\n

Voc\u00ea pode criar regras como essas para qualquer tipo de dado. Basta entender seus poss\u00edveis resultados e traduz\u00ed-los em um c\u00f3digo Regex.<\/p>\n\n\n\n

Criar express\u00f5es regulares, mesmo que simples, em seus formul\u00e1rios te ajudar\u00e1 a evitar o input de dados inv\u00e1lidos nas respostas.<\/p>\n\n\n\n

2. Entender o p\u00fablico e os canais<\/h2>\n\n\n\n

A Track.co<\/a>, plataforma de gest\u00e3o da experi\u00eancia de clientes, viu que as empresas da \u00e1rea de sa\u00fade que enviam pesquisas para idosos via e-mail costumam ter baixas taxas de respostas em compara\u00e7\u00e3o a canais como SMS e WhatsApp, mais usuais para esse p\u00fablico.<\/p>\n\n\n\n

J\u00e1 a pesquisa de 2017 da Hubspot<\/a>, conseguiu investigar os canais preferenciais de acordo com as faixas et\u00e1rias. Atrav\u00e9s dela, foi descoberta uma grande tend\u00eancia para o consumo de v\u00eddeos por jovens de 18 a 24 anos. N\u00e3o \u00e9 atoa que plataformas como o Videoask<\/a>, da Typeform, come\u00e7aram a inovar na coleta de dados atrav\u00e9s da intera\u00e7\u00e3o com pesquisas via v\u00eddeo.<\/p>\n\n\n\n

Ent\u00e3o, antes de estabelecer um \u00fanico canal de coleta, analise seu p\u00fablico e entenda quais s\u00e3o os que eles mais utilizam. <\/p>\n\n\n\n

E lembre-se: caso voc\u00ea tenha contatos recorrentes com as mesmas pessoas, n\u00e3o perca a oportunidade de questionar quais s\u00e3o os seus canais de prefer\u00eancia para receber comunica\u00e7\u00f5es da sua empresa.<\/p>\n\n\n\n

3. Analise o comportamento de resposta<\/h2>\n\n\n\n

Al\u00e9m do \u201ccomo coletar\u201d, o \u201cquando coletar\u201d tamb\u00e9m \u00e9 extremamente importante.<\/p>\n\n\n\n

A mesma pesquisa da Hubspot revelou que o momento em que as pessoas mais utilizam seus smartphones \u00e9 antes de dormir e logo que acordam. Esses momentos podem ser uma \u00f3tima oportunidade para enviar promo\u00e7\u00f5es e pesquisas.<\/p>\n\n\n\n

Voc\u00ea sabe dizer exatamente qual \u00e9 o melhor momento do dia para abordar as pessoas que voc\u00ea pesquisa?<\/p>\n\n\n\n

Essa \u00e9 uma vantagem que pesquisadores frequentes tem em rela\u00e7\u00e3o a outras pessoas: al\u00e9m de obter os dados necess\u00e1rios, \u00e9 poss\u00edvel acompanhar o comportamento de resposta para diferentes canais e p\u00fablicos.<\/p>\n\n\n\n

Sendo assim, ao possuir essas informa\u00e7\u00f5es, podemos dar prefer\u00eancia ao momento de maior convers\u00e3o para conseguir coletar mais respostas para o experimento.<\/p>\n\n\n\n

4. Padroniza\u00e7\u00e3o de dados<\/h2>\n\n\n\n

Quem j\u00e1 tabulou dados ap\u00f3s a coleta<\/a> sabe que, se formos literais sob o que foi respondido poderemos chegar a um caso como esse:<\/p>\n\n\n\n

\"tabela<\/figure>\n\n\n\n

(Imagem de Cassie Kozyrkov)<\/p>\n\n\n\n

S\u00e3o infinitas formas de se escrever uma mesma vari\u00e1vel, que se n\u00e3o for tratada, ir\u00e1 gerar grandes vieses para as an\u00e1lises.<\/p>\n\n\n\n

Se poss\u00edvel aplique fun\u00e7\u00f5es de autocompletar ou de caixas de sele\u00e7\u00e3o durante a coleta desse tipo de dado para facilitar a intera\u00e7\u00e3o com o respondente e utilize plataformas de padroniza\u00e7\u00e3o de dados ap\u00f3s sua tabula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

5. Valida\u00e7\u00e3o dos dados <\/h2>\n\n\n\n

Na maioria dos casos, somente a an\u00e1lise do formato do dado pode n\u00e3o ser suficiente, e a solu\u00e7\u00e3o para tal problema \u00e9 a utiliza\u00e7\u00e3o regras de valida\u00e7\u00e3o de dados mais profundas, uma forma de sermos mais assertivos durante a coleta e an\u00e1lise das informa\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

A fim de melhorar a performance de coleta, normalmente s\u00e3o utilizados recursos para valida\u00e7\u00e3o de endere\u00e7os de e-mail e telefone. O objetivo \u00e9 eliminar dados inv\u00e1lidos para garantir que as pesquisas ser\u00e3o enviadas para dados de contatos realmente existentes sem afetar as m\u00e9tricas de retorno e reputa\u00e7\u00e3o de envio.<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s a coleta, podem ser utilizados recursos como consultas a CPF e CNPJ atrav\u00e9s da API receita federal a fim de confirmar informa\u00e7\u00f5es coletadas de determinadas pessoas.<\/p>\n\n\n\n

Conclus\u00e3o<\/h2>\n\n\n\n

Nossas an\u00e1lises dependem de dados de qualidade e do volume de informa\u00e7\u00f5es que atendem as expectativas amostrais, por esse motivo, precisamos utilizar recursos que viabilizam o aumento de performance.<\/p>\n\n\n\n

Vimos que n\u00e3o basta apenas identificar o que precisamos coletar para um experimento, mas tamb\u00e9m, como e quando coletaremos.<\/p>\n\n\n\n

N\u00e3o podemos ignorar a import\u00e2ncia do know-how do comportamento de resposta do nosso p\u00fablico de acordo com os diferentes canais, hor\u00e1rios e abordagens. Ao se especializar nessas informa\u00e7\u00f5es conseguiremos melhorar o nosso retorno de respostas.<\/p>\n\n\n\n

Focar em a\u00e7\u00f5es como essas, facilitam e economizam o processo trabalhoso e caro que \u00e9 a coleta de dados.<\/p>\n\n\n\n

A BringData.co<\/h2>\n\n\n\n

A BringData \u00e9 uma plataforma de tratamento de dados que melhora a qualidade de dados nas empresas.<\/p>\n\n\n\n

Utilize nossa API ou integra\u00e7\u00e3o via Zapier para automatizar a valida\u00e7\u00e3o de dados na sua empresa!<\/p>\n\n\n\n

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