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{"id":4072,"date":"2019-11-21T08:00:41","date_gmt":"2019-11-21T11:00:41","guid":{"rendered":"https:\/\/site.statplace.com.br\/?p=4072"},"modified":"2024-10-04T12:00:50","modified_gmt":"2024-10-04T12:00:50","slug":"como-organizar-os-dados-para-analise-estatistica","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/site.statplace.com.br\/blog\/como-organizar-os-dados-para-analise-estatistica\/","title":{"rendered":"Como organizar os dados para an\u00e1lise estat\u00edstica?"},"content":{"rendered":"\n

Muitos de nossos clientes nos procuram para realizar a an\u00e1lise estat\u00edstica de seus projetos acad\u00eamicos e pesquisas cient\u00edficas ap\u00f3s terem coletado os dados de sua pesquisa. \u00c9 quando surge a pergunta: como organizar os dados para a an\u00e1lise estat\u00edstica?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

No mundo atual \u00e9 enorme o volume de informa\u00e7\u00e3o gerado a todo momento e o profissional de estat\u00edstica precisa ser capaz de trabalhar com todos os tipos de dados, estruturados ou n\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, em um projeto de pesquisa acad\u00eamica para uma disserta\u00e7\u00e3o de mestrado ou tese de doutorado, muitas vezes as informa\u00e7\u00f5es s\u00e3o coletadas por meio de question\u00e1rios impressos ou prontu\u00e1rios eletr\u00f4nico e nesses casos, o ideal \u00e9 que os dados sejam bem estruturados e organizados para otimizar o processo de an\u00e1lise estat\u00edstica.<\/p>\n\n\n\n

Para ilustrar a forma como os dados devem ser organizados, criamos um exemplo de question\u00e1rio com diferentes tipos de perguntas, apresentamos os erros mais comuns e um passo a passo para facilitar a compreens\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"\"<\/figure>\n\n\n\n

Erros comuns na organiza\u00e7\u00e3o dos dados para an\u00e1lise estat\u00edstica<\/h2>\n\n\n\n

Em alguns casos, as pessoas acabam realizando um esfor\u00e7o enorme, com a melhor das inten\u00e7\u00f5es, mas todo tempo despendido na organiza\u00e7\u00e3o dos dados acaba n\u00e3o sendo aproveitado no momento da an\u00e1lise estat\u00edstica.<\/p>\n\n\n\n

Os tr\u00eas erros mais comuns s\u00e3o:<\/p>\n\n\n\n

1 – Diferentes planilhas para cada unidade amostral<\/h4>\n\n\n\n

Em uma pasta do Excel (arquivo), evite colocar as informa\u00e7\u00f5es de cada unidade amostral em uma planilha (aba) diferente.<\/p>\n\n\n\n

\"Erros<\/figure>\n\n\n\n

2 – Organizar os dados j\u00e1 consolidados<\/h4>\n\n\n\n

Al\u00e9m do enorme trabalho de separar os question\u00e1rios para cada resposta de cada pergunta para fazer a contagem, organizar os dados j\u00e1 consolidados faz com que se perca informa\u00e7\u00f5es que podem ser importantes para a an\u00e1lise estat\u00edstica.<\/p>\n\n\n\n

\"Erros<\/figure>\n\n\n\n

3 – Defini\u00e7\u00e3o de vari\u00e1veis por estilo de formata\u00e7\u00e3o<\/h4>\n\n\n\n

Evite discriminar as categorias usando diferentes estilos de formata\u00e7\u00e3o, por exemplo as cores das c\u00e9lulas no Excel. Prefira sempre a cria\u00e7\u00e3o de vari\u00e1veis para fazer essa diferencia\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"Erros<\/figure>\n\n\n\n

Passo-a-passo para formatar a base de dados para an\u00e1lise estat\u00edstica<\/strong><\/h2>\n\n\n\n

A seguir est\u00e3o listados os principais aspectos que se de ter em conta ao organizar seus dados em Excel para a an\u00e1lise estat\u00edstica. Vale ressaltar que n\u00e3o existe uma forma \u00fanica de preparar uma base de dados para an\u00e1lise, mas esse passo-a-passo poder\u00e1 facilitar a importa\u00e7\u00e3o e utiliza\u00e7\u00e3o dos dados nos principais softwares estat\u00edsticos.<\/p>\n\n\n\n

Passo 1: Cria\u00e7\u00e3o de uma base em uma \u00fanica planilha<\/h4>\n\n\n\n
\"Organizar<\/figure>\n\n\n\n

Caso n\u00e3o seja poss\u00edvel utilizar apenas uma base de dados, procure manter uma vari\u00e1vel chave que permita vincular as informa\u00e7\u00f5es das diferentes bases de dados.<\/p>\n\n\n\n

Passo 2: Cria\u00e7\u00e3o da vari\u00e1vel indicadora<\/h4>\n\n\n\n
\"Organizar<\/figure>\n\n\n\n

A vari\u00e1vel indicadora “ID” deve ser colocada  na primeira coluna da planilha e tem como objetivo discriminar as unidades amostrais. Se tiver digitando os dados de um formul\u00e1rio impresso, escreva no question\u00e1rio f\u00edsico o n\u00famero do ID correspondente na base de dados para facilitar futuras consultas ou verifica\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

Passo 3: Organiza\u00e7\u00e3o das perguntas por colunas<\/h4>\n\n\n\n
\"Organizar<\/figure>\n\n\n\n

Preencha o nome de cada quest\u00e3o na primeira linha das colunas seguintes. O importante aqui \u00e9 a cria\u00e7\u00e3o de uma vari\u00e1vel para cada pergunta do question\u00e1rio. No nosso exemplo, todas informa\u00e7\u00f5es sobre o estado civil dos entrevistados ser\u00e3o preenchidas na coluna “E” da planilha.<\/p>\n\n\n\n

A d\u00favida que surge neste ponto \u00e9: “Como colocar em apenas uma coluna as respostas para quest\u00f5es de m\u00faltipla escolha?<\/strong>“<\/p>\n\n\n\n

Uma op\u00e7\u00e3o \u00e9 a de estratificar a quest\u00e3o de maneira com que cada op\u00e7\u00e3o de resposta tenha uma coluna espec\u00edfica. Na pergunta sobre a utiliza\u00e7\u00e3o da internet do question\u00e1rio de exemplo, o respondente poderia selecionar mais de uma resposta. Para cada uma delas, nomearemos uma coluna na planilha de maneira que facilite sua identifica\u00e7\u00e3o como pertencente \u00e0 uma quest\u00e3o de m\u00faltipla escolha:<\/p>\n\n\n\n

    \n
  • Op\u00e7\u00e3o “Estudar e pesquisar” -> “Util_Estudar”<\/li>\n\n\n\n
  • Op\u00e7\u00e3o “Ler not\u00edcias” -> “Util_Noticias”<\/li>\n<\/ul>\n\n\n\n
    \"Organizar<\/figure>\n\n\n\n

    Passo 4: Dados de cada unidade amostral por linhas<\/h4>\n\n\n\n

    Chegou o momento de come\u00e7ar a digitar as respostas de cada formul\u00e1rio na planilha. Cada question\u00e1rio receber\u00e1 um n\u00famero \u00fanico de identifica\u00e7\u00e3o, que ser\u00e1 preenchido na coluna da vari\u00e1vel ID, e sugere-se que esse n\u00famero seja marcado no question\u00e1rio impresso para futuras verifica\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

    Em seguida basta ir preenchendo as c\u00e9lulas com as respostas selecionadas pelos participantes da pesquisa, conforme a figura abaixo. Observe que preencher as respostas das op\u00e7\u00f5es de uma quest\u00e3o de m\u00faltipla escolha, pode-se colocar “Sim” para o caso da op\u00e7\u00e3o ter sido selecionada e “N\u00e3o” caso contr\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

    \"\"\/<\/figure>\n\n\n\n

    Nesse ponto, os dados j\u00e1 est\u00e3o suficientemente estruturados para serem importados nos principais softwares de an\u00e1lise estat\u00edstica. No entanto, alguns erros podem ter sido cometidos e poder\u00e1 ser necess\u00e1rio corrigi-los no ambiente de an\u00e1lise. O pr\u00f3ximo passo ajuda a evitar alguns destes erros.<\/p>\n\n\n\n

    Passo 5: Codifica\u00e7\u00e3o de vari\u00e1veis categ\u00f3ricas e quest\u00f5es<\/h4>\n\n\n\n

    Durante o processo de digita\u00e7\u00e3o, podem ocorrer alguns erros que precisar\u00e3o ser corrigidos antes da an\u00e1lise. Ao preencher o estado civil dos respondentes, por exemplo, pode-se acabar digitando “solteiro” para um indiv\u00edduo e “solteira” para outro, criando duas categorias diferentes que se referem ao mesmo tipo de estado civil.<\/p>\n\n\n\n

    Para evitar esse tipo de erro, sugere-se que as vari\u00e1veis sejam codificadas. Para a quest\u00e3o sobre estado civil, por exemplo, pode-se utilizar a codifica\u00e7\u00e3o:<\/p>\n\n\n\n

      \n
    • Op\u00e7\u00e3o “Solteiro” equivale a “1”<\/li>\n\n\n\n
    • Op\u00e7\u00e3o “Casado” equivale a “2”<\/li>\n\n\n\n
    • Op\u00e7\u00e3o “Separado” equivale a “3”<\/li>\n\n\n\n
    • Op\u00e7\u00e3o “Vi\u00favo” equivale a “4”<\/li>\n<\/ul>\n\n\n\n

      Em geral, para quest\u00f5es com op\u00e7\u00f5es de resposta “Sim” ou “N\u00e3o” se utiliza a codifica\u00e7\u00e3o “1” para “Sim” e “0” para “N\u00e3o”.<\/p>\n\n\n\n

      Voc\u00ea tamb\u00e9m pode alterar os nomes das vari\u00e1veis, o que poder\u00e1 facilitar o trabalho dependendo do software estat\u00edstico que ser\u00e1 utilizado na an\u00e1lise. No nosso exemplo, fizemos as altera\u00e7\u00f5es renomeando as vari\u00e1veis para “Q1”, “Q2”, “Q3”, etc, e para aquelas vari\u00e1veis que surgiram de uma quest\u00e3o de m\u00faltipla escolha, para “Q6_01″, \u00a8Q6_02”, etc, onde Q6 representa a pergunta e os dois n\u00fameros finais a op\u00e7\u00e3o de resposta (Exemplo: “Util_Estudar” para “Q6_01”).<\/p>\n\n\n\n

      \"\"\/<\/figure>\n\n\n\n

      Neste ponto \u00e9 extremamente indicado que seja utilizada uma outra aba no arquivo para que se registre toda a codifica\u00e7\u00e3o realizada, para que n\u00e3o exista o risco de se perder alguma informa\u00e7\u00e3o por faltar a correspond\u00eancia correta entre o c\u00f3digo da base de dados e a resposta dos formul\u00e1rios impressos.<\/p>\n\n\n\n

      Para isso, sugerimos que utilize:<\/p>\n\n\n\n

        \n
      • a primeira coluna para preencher o c\u00f3digo da vari\u00e1vel,<\/li>\n\n\n\n
      • a segunda para identificar a quest\u00e3o do question\u00e1rio,<\/li>\n\n\n\n
      • a terceira para registrar a codifica\u00e7\u00e3o utilizada.<\/li>\n<\/ul>\n\n\n\n
        \"Organizar<\/figure>\n\n\n\n

        Com os dados nessa estrutura, eles j\u00e1 est\u00e3o prontos para serem utilizados facilmente em qualquer ambiente ou software de an\u00e1lise estat\u00edstica.<\/p>\n\n\n\n

        Organiza\u00e7\u00e3o dos dados de estudo longitudinal<\/h4>\n\n\n\n

        E no caso de um estudo longitudinal? Como organizar os dados de um mesmo indiv\u00edduo que foi medido mais de uma vez? Bom, nesse caso existem duas possibilidades que ser\u00e3o apresentadas em um de nossos futuros artigos. Por isso, n\u00e3o deixe de se inscrever no campo abaixo para receber em seu e-mail notifica\u00e7\u00f5es sobre nossas publica\u00e7\u00f5es.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

        Muitos de nossos clientes nos procuram para realizar a an\u00e1lise estat\u00edstica de seus projetos acad\u00eamicos e pesquisas cient\u00edficas. \u00c9 quando surge a pergunta: como organizar os dados para a an\u00e1lise estat\u00edstica?<\/p>\n","protected":false},"author":7,"featured_media":5521,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"site-sidebar-layout":"","site-content-layout":"","ast-main-header-display":"","ast-hfb-above-header-display":"","ast-hfb-below-header-display":"","ast-hfb-mobile-header-display":"","site-post-title":"","ast-breadcrumbs-content":"","ast-featured-img":"","footer-sml-layout":"","theme-transparent-header-meta":"","adv-header-id-meta":"","stick-header-meta":"","header-above-stick-meta":"","header-main-stick-meta":"","header-below-stick-meta":"","spay_email":"","footnotes":""},"categories":[442],"tags":[81,502,150,104,151,152,501,84],"class_list":["post-4072","post","type-post","status-publish","format-standard","has-post-thumbnail","hentry","category-fundamentos-de-estatistica","tag-analise-de-dados","tag-analise-estatistica","tag-banco-de-dados","tag-dados","tag-formatar-base-de-dados","tag-organizar-banco-de-dados","tag-organizar-dados","tag-producao-cientifica"],"yoast_head":"\nComo organizar os dados para an\u00e1lise estat\u00edstica? 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