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{"id":3771,"date":"2019-11-08T08:00:17","date_gmt":"2019-11-08T11:00:17","guid":{"rendered":"https:\/\/site.statplace.com.br\/?p=3771"},"modified":"2024-10-08T12:29:59","modified_gmt":"2024-10-08T12:29:59","slug":"o-que-e-teoria-de-resposta-ao-item","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/site.statplace.com.br\/blog\/o-que-e-teoria-de-resposta-ao-item\/","title":{"rendered":"O que \u00e9 Teoria de Resposta ao Item (TRI)?"},"content":{"rendered":"\n

Artigo desenvolvido com a colabora\u00e7\u00e3o de Leonardo Gon\u00e7alves<\/p>\n\n\n\n

Se voc\u00ea j\u00e1 fez ou ainda vai fazer o ENEM (Exame Nacional do Ensino M\u00e9dio) ent\u00e3o com certeza j\u00e1 ouviu falar da TRI (Teoria de Resposta ao Item), m\u00e9todo usado para calcular as notas das quest\u00f5es das provas. Mas o que exatamente \u00e9 a TRI? E porque ela \u00e9 utilizada para calcular as notas? Se voc\u00ea tamb\u00e9m tem essas d\u00favidas continue lendo e entenda melhor esse conceito! <\/p>\n\n\n\n

A TRI, antes conhecida apenas pelos profissionais de estat\u00edstica, ganhou grande notoriedade no Brasil inteiro, especialmente ap\u00f3s sua aplica\u00e7\u00e3o no Enem. Nos EUA, onde \u00e9 mais difundida, algumas empresas adotam a teoria em seus processos seletivos, na tentativa de conhecer melhor algumas caracter\u00edsticas dos candidatos.<\/p>\n\n\n\n

O conceito da Teoria de Resposta ao Item<\/h2>\n\n\n\n
\"\"<\/figure>\n\n\n\n

Antes de entender a TRI, \u00e9 importante falar sobre a Teoria Cl\u00e1ssica dos Testes (TCT), que foi a metodologia pioneira na elabora\u00e7\u00e3o de instrumentos de mensura\u00e7\u00e3o. As duas teorias s\u00e3o provenientes da Psicometria<\/strong>, \u00e1rea que une a Psicologia e a Estat\u00edstica, e que prop\u00f5e a cria\u00e7\u00e3o de instrumentos de medida para o conhecimento e comportamento de um indiv\u00edduo.<\/p>\n\n\n\n

Hoje, a maioria das escolas e universidades se baseia no princ\u00edpio b\u00e1sico da TCT: “o todo ” \u00e9 mais importante. \u00c9 por isso que, na hora de avaliar o grau de aprendizado dos alunos, o corpo docente pensa na prova completa. Nela, cada quest\u00e3o constr\u00f3i um conjunto coeso que colabora para a an\u00e1lise do dom\u00ednio do conhecimento. Quanto mais quest\u00f5es um aluno acertar, maior ser\u00e1 o seu dom\u00ednio sobre o que est\u00e1 sendo estudado.<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O foco da Teoria Cl\u00e1ssica dos Testes \u00e9, ent\u00e3o, a quantidade de acertos do aluno. Isso acaba tornando-a eficiente e, ao mesmo tempo, f\u00e1cil de ser aplicada.<\/p>\n\n\n\n

Mas os especialistas e a sociedade em geral come\u00e7aram a perceber alguns problemas na TCT para estimar habilidades. Ela postula, por exemplo, que um maior n\u00famero de itens leva a uma maior confiabilidade do instrumento. No entanto, em termos pr\u00e1ticos, sabe-se que testes menores s\u00e3o prefer\u00edveis para a coleta de dados.<\/p>\n\n\n\n

Foi a partir dessa quest\u00e3o que surgiu a Teoria de Resposta ao Item, que deixa de focar no todo e passa a se concentrar nos itens. <\/strong><\/p>\n\n\n\n

Essa metodologia foca na estima\u00e7\u00e3o do tra\u00e7o latente, representado pela letra grega teta (\u03b8), que pode ser definido como algo que um indiv\u00edduo tem, mas que n\u00e3o pode ser medido da mesma forma que seu peso ou altura. \u00c9 o caso, por exemplo, de sua habilidade em executar uma tarefa e do seu n\u00edvel de conhecimento em um determinado assunto ou mesmo algum tipo de comportamento.<\/p>\n\n\n\n

Princ\u00edpio b\u00e1sico da Teoria de Resposta ao Item<\/h2>\n\n\n\n

O princ\u00edpio b\u00e1sico da TRI \u00e9 o de que a probabilidade de acerto de um item depende do n\u00edvel de dom\u00ednio do aluno em um determinado assunto<\/strong>. Portanto, \u00e9 esperado que ele acerte os itens cujo grau de dificuldade \u00e9 menor ou igual ao seu dom\u00ednio, e erre aqueles com um grau maior.<\/p>\n\n\n\n

A TRI qualifica cada item com base em tr\u00eas par\u00e2metros:<\/p>\n\n\n\n

    \n
  • O grau de dificuldade, que \u00e9 representado na mesma escala do n\u00edvel de conhecimento;<\/li>\n\n\n\n
  • O poder de discrimina\u00e7\u00e3o, que \u00e9 a capacidade do item de distinguir os alunos que t\u00eam as habilidades e conhecimentos requisitados daqueles que n\u00e3o as possui;<\/li>\n\n\n\n
  • A possibilidade de acerto ao acaso (popularmente conhecido como \u2018chute\u2019).<\/li>\n<\/ul>\n\n\n\n
    \"princ\u00edpio<\/figure>\n\n\n\n

    O princ\u00edpio b\u00e1sico da Teoria de Resposta ao Item pode ser comparado \u00e0s provas de corridas com obst\u00e1culos. Se um indiv\u00edduo \u00e9 capaz de pular um obst\u00e1culo de 90 cm, \u00e9 esperado que o mesmo consiga pular um de 60 cm, e n\u00e3o consiga ter sucesso com alturas maiores.<\/p>\n\n\n\n

    No Enem, por exemplo, quando um estudante acerta uma quest\u00e3o considerada \u2018dif\u00edcil\u2019 e erra uma \u2018f\u00e1cil\u2019, a nota dele \u00e9 impactada negativamente.<\/p>\n\n\n\n

    Cada item tem, portanto, caracter\u00edsticas diferentes e fornece uma quantidade distinta de informa\u00e7\u00e3o sobre o conhecimento.<\/strong> Os valores m\u00ednimos e m\u00e1ximos de cada prova depender\u00e3o dessas caracter\u00edsticas.<\/p>\n\n\n\n

    As vantagens da TRI em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 TCT<\/h2>\n\n\n\n

    A aplica\u00e7\u00e3o da TRI \u00e9 mais vantajosa do que a TCT, pois permite a:<\/p>\n\n\n\n

      \n
    • Melhor avalia\u00e7\u00e3o das habilidades dos indiv\u00edduos;<\/li>\n\n\n\n
    • Elabora\u00e7\u00e3o de diferentes testes\u00a0para um mesmo exame, com n\u00edveis de dificuldade iguais;<\/li>\n\n\n\n
    • Constru\u00e7\u00e3o de instrumentos de mensura\u00e7\u00e3o menores e igualmente confi\u00e1veis;<\/li>\n\n\n\n
    • Melhor compreens\u00e3o do instrumento de mensura\u00e7\u00e3o.<\/li>\n<\/ul>\n\n\n\n

      \u00c9 por conta de todas essas vantagens que a TRI \u00e9 aplicada hoje n\u00e3o s\u00f3 no Enem, como tamb\u00e9m em testes como o TOEFL (Test of English as a Foreign Language) e em programas de avalia\u00e7\u00e3o como o SAEB (Sistema Nacional de Avalia\u00e7\u00e3o da Educa\u00e7\u00e3o B\u00e1sica) e o NAEP (The National Assessment of Educational Progress), dos EUA.<\/p>\n\n\n\n

      Vale ressaltar que a TRI n\u00e3o foi criada para substituir a TCT, mas as duas teorias podem ser usadas conjuntamente na cria\u00e7\u00e3o de instrumentos de mensura\u00e7\u00e3o cada vez mais precisos.<\/p>\n\n\n\n

      Compreendeu o conceito da Teoria de Resposta ao Item? Se ainda tiver ficado com alguma d\u00favida sobre essa metodologia, entre em contato com nossos Data Talkers<\/em>!<\/p>\n\n\n\n

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      Se voc\u00ea j\u00e1 fez ou ainda vai fazer o ENEM ent\u00e3o com certeza j\u00e1 ouviu falar da TRI, m\u00e9todo usado para calcular as notas das quest\u00f5es das provas. Mas o que exatamente \u00e9 a TRI? 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