astra-sites
domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init
action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/statplace/public_html/site/wp-includes/functions.php on line 6114jetpack
domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init
action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/statplace/public_html/site/wp-includes/functions.php on line 6114wpforms-lite
domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init
action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/statplace/public_html/site/wp-includes/functions.php on line 6114wordpress-seo
domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init
action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/statplace/public_html/site/wp-includes/functions.php on line 6114astra
foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init
ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/statplace/public_html/site/wp-includes/functions.php on line 6114Artigo escrito por Paula Gouveia<\/em><\/p>\n\n\n\n O uso de aplicativos interativos no ensino de Matem\u00e1tica e Estat\u00edstica tem se mostrado uma forma eficaz de trazer os avan\u00e7os tecnol\u00f3gicos para a sala de aula. O pacote Shiny<\/strong>, desenvolvido para a linguagem R, facilita a cria\u00e7\u00e3o de aplicativos interativos que podem ser usados por professores e alunos, dentro ou fora da sala de aula. Essa tecnologia permite que conceitos de fun\u00e7\u00f5es matem\u00e1ticas e estat\u00edstica descritiva sejam apresentados de maneira mais din\u00e2mica, aumentando a participa\u00e7\u00e3o dos estudantes e melhorando o processo de aprendizado.<\/p>\n\n\n\n Diferente de outros softwares educacionais, o Shiny n\u00e3o exige conhecimento avan\u00e7ado em linguagens como JavaScript ou HTML, bastando apenas o dom\u00ednio do R. Isso facilita a cria\u00e7\u00e3o de aplicativos customizados, que podem ser ajustados \u00e0s necessidades espec\u00edficas dos professores e utilizados em dispositivos como computadores, smartphones e tablets.<\/p>\n\n\n\n Em tempos de transforma\u00e7\u00e3o digital, integrar novas tecnologias ao ensino \u00e9 fundamental para manter os alunos engajados e estimular o aprendizado. O uso de ferramentas como o Shiny oferece a oportunidade de criar um ambiente interativo, onde os estudantes podem experimentar e visualizar conceitos abstratos de maneira concreta.<\/p>\n\n\n\n Al\u00e9m disso, o ensino de matem\u00e1tica e estat\u00edstica apresenta desafios inerentes \u00e0 compreens\u00e3o de t\u00f3picos como fun\u00e7\u00f5es e medidas estat\u00edsticas. Ferramentas que permitem visualiza\u00e7\u00e3o gr\u00e1fica podem ajudar a superar essas dificuldades, tornando o processo de aprendizado mais acess\u00edvel e intuitivo.<\/p>\n\n\n\n O Shiny organiza os aplicativos em dois componentes principais: o script da interface do usu\u00e1rio (ui.R<\/strong>) e o script do servidor (server.R<\/strong>). A interface define como o aplicativo ser\u00e1 apresentado visualmente, enquanto o servidor processa as a\u00e7\u00f5es e respostas da aplica\u00e7\u00e3o. Juntos, esses scripts criam um ambiente de ensino visual e interativo que facilita o aprendizado de fun\u00e7\u00f5es matem\u00e1ticas, estat\u00edstica descritiva e gr\u00e1ficos.<\/p>\n\n\n\n Os aplicativos podem ser facilmente compartilhados via internet, permitindo que professores e alunos acessem e utilizem o conte\u00fado de qualquer lugar. Isso proporciona flexibilidade no processo de ensino-aprendizagem, oferecendo continuidade ao aprendizado fora do ambiente escolar.<\/p>\n\n\n\nIntrodu\u00e7\u00e3o<\/strong><\/h2>\n\n\n\n
Motiva\u00e7\u00f5es para o Uso do Shiny na Educa\u00e7\u00e3o<\/strong><\/h2>\n\n\n\n
Componentes do Shiny<\/strong><\/h2>\n\n\n\n
Processos e Ferramentas na Implementa\u00e7\u00e3o<\/strong><\/h2>\n\n\n\n